Home Contact Privacy-Policy

3D-Medusa

          Trata-se de uma técnica de coloração que acompanha pares conjugados dentro de uma UNIDADE (linha, coluna ou QM). As “cores” ALTERNADAS mostram qual delas será a solução do Sudoku. Sempre procurar por números que formem pares conjugados em uma UNIDADE (o número poderá estar em uma célula com mais de dois números possíveis).

     Exemplo 1:

          No sudoku abaixo iniciou-se a coloração na célula D1. Atribuiu-se a cor verde ao número “1” e a cor azul ao número “8”, em seguida acompanha-se os pares, alternando-se as cores. Os candidatos marcados em vermelho na célula I9 podem ser excluídos, pois enxergam as séries verde/azul para o mesmo número (mesmas regras da técnica de coloração).

    Exemplo 2:

          A partir da célula marcada em amarelo, foram marcados os números, alternando com verde e azul.

        Na célula C8 tivemos dois números marcados em azul (1,4). Como não pode haver dois números resolvendo uma célula, ambos devem ser excluídos, ficando o número “2” como solução desta célula do Sudoku. A série azul pode ser excluída, pois na mesma UNIDADE ou em uma célula, não pode haver dois números da mesma série.

Exemplo 3:

         Começando na célula I5, chega-se a seguinte situação: na célula H1 há as duas cores, logo o número “5” pode ser excluído desta célula, pois a solução estará entre os números “2” e “7”. Observe as cores opostas para o número “5” (em H2 e H8), o que também permite a exclusão do número “5” em H1.

     Pode-se estabelecer as seguintes regras:

  1. Se dois candidatos (dois números) em uma célula tiverem a mesma cor – todos os números com esta mesma cor podem ser removidos das outras células – e as de cor oposta são soluções do Sudoku;
  2. Se dois candidatos (mesmo número) em uma linha, coluna ou QM tiver a mesma cor, esta cor pode ser removida de todas as células – e as de cor oposta são solução do Sudoku;
  3. Se em uma célula houver dois candidatos marcados com as cores opostas, os demais números desta célula poderão ser removidos;
  4. Quando um número em uma célula “enxergar” este mesmo número, em duas células, com cores opostas, este pode ser eliminado.
  5. Se um candidato “incolor” (número “4” na célula F2, marcado em vermelho para fins didáticos) “enxergar” um candidato colorido (o número “4” na célula F9) e um candidato de cor oposta em sua própria célula (qualquer número, no caso o número “1”), ele pode ser excluído.

     5. Célula esvaziada por cor: Quando os números de uma célula não marcada com cores puderem “enxergar” estes mesmos números em outras células já coloridas, e a cor for a mesma, esta cor não corresponde a solução do Sudoku. No caso abaixo, os números da célula B7 “enxergam” as células A8 e E7 e os números correspondentes estão marcados em azul. Por consequência, os números marcados em azul não são solução deste Sudoku. Por quê? Se a célula B7 fosse colorida, a partir das cores já postas, ambos os números seriam coloridos de verde, o que contrariaria a regra.

          Outro exemplo. A série azul é resposta para o Sudoku.

          Um último exemplo, para demonstrar que muitas vezes não há necessidade de decorar técnicas, ou lembrar de todas, mas observar o que está acontecendo no Sudoku. Observe o Sudoku abaixo, onde as células foram marcadas alternadamente com azul/marrom.

          Observe que, alternando as cores é possível eliminar o número “7” em H4, pois enxerga H3 (marrom) e C4 (azul).

          Mas observe, em H4 restou o número “9” como solução do Sudoku, mas não se sabe se da série azul ou marrom. Será marcada em verde e feitas as exclusões.

         Continuando a colorir, os números “7” e “8” da célula B5 foram excluídos, pois o número “9” é solução nesta célula.

         O número “8” marrom em A5 força o número “8” em E5 ser azul e o número “7” marrom. Como os números “7” em E2 e E5 são marcados em marrom, a série azul é solução deste Sudoku.

         Exemplo da importância da boa observação.         

          No Sudoku abaixo, há a série verde/azul com o seguinte resultado, que aparentemente não leva a nenhuma solução.

         Mas, ao observar a linha I, vê-se que há uma contradição se a série azul for solução para este Sudoku. Vamos escolher a série azul como solução do sudoku.

         Na linha I, as células I2 e I3 conterão o número “2” o que contraria a regra. Logo a série verde é solução deste Sudoku.

         Repetindo: muitas vezes as técnicas apresentam soluções que não são as “regras da técnica”, como acima. É sempre útil observar se não há conclusões extras a serem tiradas (a partir do aprimoramento do leitor na observação das oportunidades).