O ponto de partida do W-Wing são duas células bi-valor (em que os mesmos dois candidatos ocorrem) que não se enxergam e essas duas células podem enxergar um par conjugado com um destes candidatos, o outro valor candidato nas células bi-valor pode ser removido da interseção (célula que vê as duas células bi-valor).
Nas células F4 e H6 (destacadas em amarelo), apenas os números “7” e “5” ocorrem. Na coluna 8, o número “7” é um par conjugado (ou seja, só ocorre nestas duas células desta coluna) e nas linhas relacionadas as células amarelas.
Nesta configuração, o número oposto ao “7”, que é o “5”, pode ser eliminado na interseção (F4). Porque qualquer dos números “7” escolhidos na coluna 8 irá excluir este número na célula H4.
Mais um exemplo:
Sempre atento as variações das técnicas. No QM6, a solução para o número”2″ estará na célula D8 ou nas células D9 ou E9. Qualquer escolha excluirá o número “8” na célula B8.
Sempre atento as variações das técnicas. Aqui não há um W-Wing. Mas o que acontece ao se analisar as possibilidades de solução?