Em uma flor da morte há uma célula , chamada célula-tronco, que tem apenas dois candidatos. Um candidato compartilha uma unidade com um ALS e o outro candidato compartilha uma unidade com outro ALS. Então, se ambos os ALS causam a eliminação de um único candidato, esse candidato pode ser eliminado, porque qualquer um dos valores da célula-tronco irá eliminá-lo.
Direto a um exemplo mais simples. No Sudoku abaixo o centro da flor (célula tronco) é a célula marcada em marrom, que enxerga as pétalas marcadas em azul e verde. Os números na célula marrom têm número comum restrito (RCC) com cada conjunto. O número “2” (D5) é comum restrito com o conjunto verde e o número “9” (D5) é comum restrito com o conjunto azul. O número “5” em G4 enxerga todos os números “5” nas “pétalas” e pode ser excluído.
Este é um exemplo muito peculiar. Como já foi dito antes, não há impedimento que dois ALS compartilhem duas celulas em comum. O centro da flor (célula marrom) enxerga dois ALS, o amarelo (D8,E8 e F8, com RCC = 6) e o circulado em marrom (célula E8 com RCC = 4). Não há impedimento que um esteja contido no outro, desde que os RCC que os unem ao centro da flor (B8) sejam diferentes. O número “7”, em F7 pode ser excluído, pois enxerga ambos os números “7” das duas pétalas.
Examine este exemplo.