Um BUG ocorre quando um sudoku tem, em todas as linhas, colunas e QM, cada candidato aparecendo duas vezes em cada UNIDADE. Isto faz com que o Sudoku tenha duas soluções ou nenhuma solução.
Em um Tumulo Universal de Bivalves, todas as células nos quais nenhum número de solução foi inserido contém exatamente dois candidatos. A única exceção é a célula que contém três candidatos.
Para a existência de um BUG é necessário que existam, em todas as células do Sudoku células bi-valor, com exceção de uma.
No sudoku abaixo, na linha D, na coluna 8 e no QM6, existem dois pares de números candidatos, a exceção do número “1” que aparece três vezes. A célula azul enxerga as três unidades. O número “1” é solução para esta célula D8.
Este é chamado de BUG+1, pois há somente um número a mais na célula alvo.
Observação importante: para ser um BUG+1 em qualquer outra linha ou coluna um candidato só pode aparecer duas vezes. Observe a linha F, os números (1, 2, 4, 5 e 6) somente aparecem duas vezes na linha. Caso aparecesse três vezes (por exemplo, na célula F3 houvesse 3 candidatos (1, 2 e 4) o número “4” constaria três vezes na linha F, então esta técnica não poderia ser aplicada.
BUG +2
No exemplo abaixo há a condição de BUG +2, onde duas células apresentam três candidatos, o número “8” é solução nas duas células.