O nome Sudoku foi dado ao jogo no Japão, e consiste na junção dos caracteres japoneses “Su”, que significa “número”, e “Doku”, que significa “único” (WILSON, 2006).
Apesar do nome, o Sudoku não foi uma invenção japonesa. Ele possui raízes em antigos quebra-cabeças de números, em especial, nos arranjos de quadrados mágicos (WILSON, 2006).
Um quadrado mágico é um arranjo de números naturais distintos, em uma matriz quadrada de tamanho N × N. Nele, os números em cada linha, coluna e nas diagonais principal e secundária, resultam no mesmo valor quando somados, uma característica resultante da utilização de um mesmo conjunto de números que não se repetem para todas as linhas. Quadrados mágicos de quaisquer dimensões podem ser construídos, com exceção de 2 × 2, que ´e um caso impossível.
O quadrado mágico 1 × 1 ´e trivial. O menor quadrado não trivial ´e o de dimensões 3 × 3 (WILSON, 2005). É creditada ao grande matemático suíço Leonhard Euler a criação ´ das bases do jogo que conhecemos hoje como Sudoku (WILSON, 2006).
Talvez apenas como um hobby, Euler desenvolveu as bases do jogo, que ele chamou de Quadrados Latinos. Euler modificou as regras originais do quadrado mágico, limitando a quantidade de dígitos utilizados a N – tamanho de uma linha ou coluna da grade –, retirando as restrições das somas diagonais e passando a exigir dígitos distintos apenas nas linhas e nas colunas, ao invés de toda a grade. Euler percebeu que as regras das somas nas linhas e nas colunas seriam sempre satisfeitas devido a restrição de utilização de um mesmo conjunto de N dígitos. Ele utilizou então letras como símbolos, ao invés de números, tornando o jogo um problema de análise combinatória (WILSON, 2005). Suas ideias sobre o assunto foram publicadas em 1782.
O formato atual do Sudoku foi proposto por Howard Garns, um arquiteto americano, que adicionou ao problema do quadrado latino 9 × 9 a restrição de números únicos nas 9 regiões de tamanho 3 × 3 que o compõe. O primeiro sudoku foi publicado em 1979 pela Dell Magazines, com o nome de Number Place (WILSON, 2006). O jogo foi introduzido no Japão pela Nikoli, na revista Monthly Nikolist, em abril de 1984, com o nome Sudoku (WILSON, 2006). Ele logo se tornou um passatempo muito popular no país. No entanto, o sucesso se restringiu ao Japão, e o Sudoku não conseguiu atrair a mesma atenção no ocidente até o fim de 2004. Foi quando o The Times de Londres publicou seu primeiro Sudoku, no dia 12 de novembro daquele ano (WILSON, 2006). O jogo então se tornou um fenômeno por todo o mundo.
WILSON, R. How to Solve Sudoku: A Step-by-Step Guide. 1. ed. [S.l.]: Infinite Ideas, 2005. 124 p. ISBN 1904902626.
WILSON, R. The sudoku epidemic. Focus, v. 26, n. 1, p. 5–7, 2006.
Histórico retirado do trabalho de conclusão de “Thiago Zanivan Felisberto”, da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS ARARANGUA, no trabalho de conclusão intitulado “ROBÔ SOLUCIONADOR DE SUDOKU, de Dezembro de 2015”.