Home Contact Privacy-Policy

Papagaio de duas cordas (String Kite)

          Semelhante ao anterior. Dentro de um QM se cruzam dois pares “perpendiculares”. Os candidatos que enxergam as duas pontas podem ser excluídos.

        Outro cuidado importante. Dentro do QM de cruzamento, os candidatos somente ocuparão duas células, no caso abaixo, o número “6” ocupa somente as células B1 e C2 do QM 1.

Outro exemplo para o número “7”:

Sempre Alerta

Muitas vezes ao se tentar a solução do Sudoku por determinada técnica esta não funciona, deve-se então observar se não há outras conclusões a serem tiradas, vamos chamar isto de "dica extra-técnica".

         Sempre atentos a variações na técnica. No Sudoku abaixo, não se pode usar a técnica do Papagaio de duas cordas, pois há um terceiro elemento para o número “8” no QM8 (célula G6).

         Mas, se o leitor testar (considerar solução o número”8” em H1 e depois em H4), terá as seguintes eliminações (em vermelho) e solução (em verde) em comum (tente). Assim, um sudoku muito difícil torna-se um sudoku relativamente fácil.

Outro exemplo, para o número “5”. Pares paralelos (células verdes e azuis). Qualquer escolhe nas células em azul elimina o número “5” na célula A8.