Home Contact Privacy-Policy

Pares Remotos (Remote Pairs – RP).

         Também chamada em inglês de “chain XY/RP”. Onde X e Y são os mesmos dois números que compõe células bi-valor formando pares.

          No exemplo abaixo, há pares formados pelas células em amarelo para os números X=2 e Y=4.

         Para qualquer escolha na célula A1 (2 ou 4), as células da pontas (final da cadeia), sempre terão números opostos, logo, os números “2 e 4” não estarão nas posições marcadas em vermelho, que são as células que “enxergam” as duas pontas.

         Expandindo, colocando mais um par remoto. No Sudoku abaixo, a existência de mais um par remoto permitiu ampliar as exclusões de números em outras células.

         Em resumo, nesta técnica (cadeia XY-RP) é necessário um número par de células bi-valor (no primeiro exemplo, 4 células, no segundo 6 células), para que os números inicial e final da cadeia sejam antagônicos.

         Caso a célula B5 não tivesse o par remoto (2/4), a célula B3 não poderia ser utilizada para a solução, pois não teríamos um número par de células (e sim cinco). Mas a existência da 5ª célula não impediria o uso das outras 4 (ou ampliando, o número ímpar de células não impede o uso dos pares existentes, desde que a ramificação não seja única – continua).

         Reparar que os números eliminados “enxergam” a ponta de cada “ramificação”.

         Observar também que mesmo que a cadeira RP seja longa (como no segundo caso acima, com seis células) nada impede do uso parcial dos pares, como foi feito com as ramificações A1/F1/A8/E8 (que permitiu as exclusões nas células E2/E3/F7/F9) e A1/A8/B3/B5 (que permitiu a exclusão em B7/B9).

         As cadeias devem ser “ramificadas”. Situações como pares formados a partir de uma célula, não permitem conclusões de eliminação:

         A partir da escolha que for feita na célula A1, haverá a exclusão do número “2” ou “4” nas células F1/F5. Como não se sabe o valor solução em A1, nenhuma exclusão pode ser realizada.

         Há casos interessantes, como do Sudoku abaixo, visto no método colorimétrico, onde cadeias pares (D1, D6, F5, F9) encontram cadeias ímpares (D1, D6, F5, G5, I6), iniciando na mesma célula (D1). Usando o método colorimétrico podemos excluir os números vistos pelas duas pontas (em vermelho):